fbpx

Bem Vindo

COMO ESCOLHER AS MÚSICAS PARA A SUA CERIMÔNIA

 

COMO ESCOLHER AS MÚSICAS PARA A

SUA CERIMÔNIA:

 

 

cerimônia 1

 

 

      Um momento importante nos preparativos do casamento é a escolha das músicas da cerimônia. Em uma programação convencional o evento é dividido em momentos que costumam ser pontuados por uma trilha sonora especial.
      Escolher isso com bastante cuidado, é demonstrar atenção e cuidado para seus convidados especiais, sempre lembrando que se seu casamento é em uma Igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia.

 

 

cerimônia 2

 

 

      Apenas lembre-se que quanto mais entradas você colocar mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e principalmente as crianças.
      Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou Banda toque na festa. Lembrando que o bem estar dos convidados e para quem está de pé no altar é sempre muito importante.

 

 

cerimônia 3

 

 

      Cada momento pede uma música, cada entrada especial pede uma música especial. Para a cerimônia adequada e o pacote que você fechou com o Coral ou Orquestra também vai influenciar bastante na definição das músicas.

 

PARA A ENTRADA DOS PADRINHOS OU NOIVO:

 

      Você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme cantado, ou uma música que vai lembrar alguma coisa bem marcante para os dois, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte a grande e esperada entrada da noiva.

 

ENTRADA DA NOIVA:

 

      Peça uma música mais forte, mais marcada, geralmente usa-se a Marcha Nupcial que emociona a todos, a entrada da noiva é o ponto alto da cerimonia, pode ser antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

 

 

cerimônia 4

 

 

ENTRADA DE PAJENS, DAMINHAS E FLORISTAS:

 

      Temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta. Algo para deixar a criança bem à vontade. Nada muito impactante.

 

BENÇÃO:

 

      Geralmente se usa uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos sugiro o Pai Nosso. Mas fica a critério dos noivos a escolha.

 

CUMPRIMENTOS:

 

      Esse, geralmente, é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita mas o texto fala de sofrimento, separação, etc…

 

 

cerimônia 5

 

 

SAÍDA:

 

      Momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento. Lembrando que agora vocês são casados, passar essa energia e felicidade na música para os seus convidados é fundamental.

 

 

cerimônia 6

 

 

      Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento, cerca de 3 meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso de uma música inédita. Lembrando que não são todas as músicas que são aceitas. Procure se informar antes para não ter problemas futuros.
      Escolha mais de uma música para cada momento e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?